Construção Civil com EPS | Isopor para isolamento termoacústico de telhados já construídos

Isorecort - Caixas de Isopor, Telhas de Isopor, Lajotas de Isopor, Placas e Corte de Isopor

Construção com EPS

Construção com EPS é um blog informativo técnico pensado para apresentar os benefícios da aplicação do EPS (Poliestireno Expandido) na construção civil, explicando seus benefícios, demonstrando seu uso e respondendo dúvidas de profissionais e clientes.

Acompanhe-nos:

texto-1

Isopor para isolamento termoacústico de telhados já construídos

Já sabemos que o Poliestireno Expandido (EPS) – também popularmente conhecido como isopor – é indicado para o isolamento térmico em telhados em fase de construção inicial. Mas e quanto aos telhados já concluídos? O EPS também é adequado? A resposta é: sim. Embora sua aplicação seja diferente em telhados em construção, o Poliestireno Expandido também é ideal para o isolamento em telhados já construídos. Sendo uma alternativa eficiente e barata para o construtor que pretende isolar o seu telhado.

Vantagens do Poliestireno Expandido

  • Material leve, de fácil manuseio e aplicação;
  • 100% reciclável, o isopor é fabricado sem o uso de CFC;
  • Podem substituir as placas e telhas de Poliuretano – com menor preço e a mesma qualidade térmica e acústica;
  • O EPS é um material que tem baixa absorção de água – o que evita  a propagação de fungos e bactérias;
  • Tem resistência mecânica, suportando pequenos impactos.

Características técnicas principais

densidade

IMPORTANTE! O isopor deve possuir retardante à chama

É de extrema importância, para a segurança da obra, que o isopor utilizado para o isolamento de telhados seja classe F, ou seja, com retardante à chama. Essa classificação atende à exigência da norma ABNT para uso na construção civil ao retardar a propagação de incêndios.  Nos telhados, é comum que a instalação da cobertura fique próxima a fios elétricos que podem sofrer um curto-circuito e, consequentemente, causar um princípio de incêndio no local.

sem-titulo

Telha sanduiche para isolamento de telhados

Quem pretende substituir telhas metálicas por telhas sanduiche com miolo de isopor não terá nenhum problema: As telhas sanduíche e as telhas metálicas são padronizadas pela norma ABNT. Portanto, você encontrará medidas e formatos absolutamente iguais tanto nas telhas metálicas simples quanto nas sanduíche. Isso significa que as furações e pontos de apoio serão os mesmos. A mudança ficará apenas no sistema de fixação: como as telhas sanduíche são mais espessas, demandarão parafusos maiores, por exemplo.

IMPORTANTE: apesar de leves, as telhas sanduíche são mais pesadas do que as telhas metálicas simples. Portanto, é preciso verificar se a estrutura do telhado suportará este leve aumento na carga.

texto-4

 

Placas de EPS: uma ótima alternativa para telhados já construídos

As placas de EPS, também são uma excelente alternativa para o isolamento térmico e acústico de telhados já construídos. Sua aplicação difere um pouco das telhas, mas é uma solução igualmente rápida e com baixo custo para quem está construindo.

Aplicação

1.Telhado de fibrocimento e estrutura metálica

As placas são colocadas sobre os arames esticados nas terças metálicas – no máximo a cada 0,90m. Em seguida, são ajustadas para que não haja frestas. A última placa deve ser prensada, antes de se colocar o últexto-5

 2.Telhado de fibrocimento e estrutura de madeira

São pregados sarrafos de 5 cm a cada 0,90m, nas terças de madeira. Em seguida as placas são colocadas sobre esses sarrafos e ajustadas para evitar frestas. Por fim são coladas nos sarrafos.

3.Telhas cerâmicas e estrutura de madeira

Coloque as placas de isopor, revestidas por uma manta, entre as ripas e os caibros. A fixação ocorre ao se pregar as ripas nos caibros.

texto-6

 

 

Poliestireno Expandido: auxilia você a atender aos critérios da Norma de Desempenho 15.575

As telhas e placas de Poliestireno Expandido, além de serem excelentes isolantes para telhados já concluídos, também auxiliam o seu projeto a atender aos critérios de desempenho térmico e acústico da Norma de desempenho 15.575.

Por não quebrar ao cair, o uso do EPS na obra reduz muito as perdas de materiais. Além disso, por ser reciclável, o isopor permite que seja enquadrado numa política de logística reversa. Esses fatos deixam sua obra mais limpa, atendendo aos critérios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Encaixe macho- fêmea uma exclusividade Isorecort

As placas de EPS do Grupo Isorecort possuem um design exclusivo que oferece encaixe macho-fêmea nos 4 lados da placa. Isso facilita a montagem e evita frestas que possam comprometer a qualidade do isolamento, aumentando sua eficiência.

Obs: o encaixe macho-fêmea está disponível como opção para placas com espessura igual ou superior a 50 mm.

texto-7

 

Isorecort oferece as melhores soluções em Poliestireno Expandido

O Grupo Isorecort oferece as melhores soluções em EPS do mercado. Com uma ampla produção feita em maquinários de alta tecnologia, e seguindo uma criteriosa norma de qualidade, o grupo proporciona ao construtor, peças de Poliestireno Expandido fabricadas de acordo com as exigências da ABNT. NBR 11.752 e atendem a diversos segmentos. Sua logística possibilita a entrega em todas as regiões do país no menor prazo do mercado.

Sua central de atendimento também é preparada para atender pedidos e esclarecer dúvidas de qualquer lugar do Brasil.

Seja pelos benefícios do EPS para o seu projeto, seja pela especialização da Isorecort na fabricação de isopor, não deixe as telhas sanduíche e as placas fora da sua obra. Entre em contato com a Isorecort.

Vendas: (11) 4397-6020

E-mail: contato@isorecort.com.br

Site: www.isorecort.com.br

Facebook: facebook.com/Isorecort

 

Uma resposta para “Isopor para isolamento termoacústico de telhados já construídos”

  1. Solução bastante interessante, parabéns!

Deixe uma resposta